Abdominoplastia
Sobre o Procedimento
A cirurgia de abdômen deve ser feita preferencialmente quando se está com o peso ideal porque o excesso de peso pode comprometer o resultado final. Além disso, o paciente obeso, por exemplo, tem mais risco de ter complicações pós-operatórias. No entanto, um paciente com um pequeno sobrepeso e flacidez de pele na região abdominal pode se beneficiar com a cirurgia.
É recomendado também realizar a abdominoplastia após ter tido todos os filhos, pois a gravidez pode provocar novamente a flacidez da pele e a frouxidão muscular.
Embora os resultados de um procedimento de abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir muito devido a oscilações significativas no peso.
A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.
A abdominoplastia pode ser dividida em:
1- Abdominoplastia típica: pacientes com flacidez de pele, gordura localizada e flacidez muscular;
2- Mini abdominoplastia: flacidez muscular acentuada sem flacidez de pele;
3- Abdômen reverso ou superior: quando a flacidez de pele está localizada principalmente acima da cicatriz umbilical;
4- Abdominoplastia em âncora: quando existe flacidez de pele no sentido horizontal e vertical, geralmente indicado para pacientes pós cirurgias bariátricas com grandes perdas ponderais.
A Cirurgia
Etapa 2 – Incisão
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.
Etapa 3 – Fechando as incisões
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes são usados para fechar as incisões na pele.
Etapa 4 – Resultados
O procedimento de abdominoplastia irá resultar em um contorno abdominal mais suave e tonificado, ficando mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso.
Recuperação
As atividades diárias cotidianas e os exercícios físicos leves podem ser retomados em média de 30 dias. A musculação e as atividades físicas pesadas estão liberadas após 2 a 3 meses.
A partir da terceira semana de recuperação, é recomendável que sejam feitas sessões de drenagem linfática, que auxiliam a reduzir os edemas e o inchaço pós cirúrgico. O ideal é que sejam feitas entre 10 e 20 sessões.