Muito se fala em programar cirurgias plásticas para o inverno.
Algumas pessoas chegam a acreditar que não se deve operar no verão e acabam tendo dúvidas a respeito disso.
No Brasil, o verão é justamente quando as pessoas costumam ter mais tempo de férias/recesso, bem como maiores bonificações salarias que facilitam o pagamento. Além disso, início de ano tem aquela energia de renovação e mudança estimulando as pessoas.
Segundo informações de especialistas vinculados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é possível realizar uma cirurgia plástica em qualquer estação do ano, inclusive no verão. No entanto, o que requer mais atenção e cuidado da paciente neste período do ano é a cicatrização, que pode ser um pouco mais delicada devido às altas temperaturas e à maior exposição ao sol.
De toda forma, qualquer cirurgia plástica exige um tempo de restrição para se expor ao sol, principalmente nas partes mais visíveis do corpo. Em média, o tempo para voltar a frequentar praias e curtir o sol é de dois meses, ainda assim, evitando os períodos em que os raios solares estão mais intensos, como das 10h às 16h.
Temperaturas elevadas, como no verão, provocam o aumento de edema – inchaço corporal – na região operada, e por isso é tão importante a ingestão de líquidos em grandes quantidades no pós operatório. Além disso, quando a pele que está cicatrizando é exposta ao sol, ela não produz melanina (o pigmento natural da pele) nos níveis iguais aos da pele não-operada.
Logo, para evitar uma coloração indesejada (escurecimento) da pele operada no período de cicatrização é preciso proteger a pele com protetor solar indicado para sua pele e também utilizar fita adesiva microporosa (mais conhecida no mercado como Micropore®) – um tipo de curativo utilizado em pele que está cicatrizando. O uso de roupas e acessórios adequados (chapéus, bonés, viseiras, óculos escuros) também auxilia na proteção contra a radiação solar.
Desobedecer às orientações médicas, não ingerir líquidos, descuidar da alimentação e se expor ao sol de maneira incorreta e excessiva pode influenciar no resultado final da sua cirurgia plástica. Evite exposição ao sol em dias muito quentes e use sempre protetor solar. Dê preferência a circular nos horários como o início da manhã ou final do dia ou à noite.
Por vezes o paciente não pode escolher a época do ano para sua cirurgia e precisa que seja no verão. Nesse caso, vale a pena um esforço e dedicação para cumprir o pós operatório da melhor maneira possível. Afinal, será apenas um verão, e muitos outros virão e poderão ser aproveitados.