Prótese de Mama
Sobre o Procedimento
Os implantes modernos e as técnicas atuais permitem uma maior segurança no procedimento e menor tempo de recuperação. O implante de silicone, também chamado de mamoplastia de aumento, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar o volume das mamas e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria para os seios através da inclusão de prótese de silicone.
Mulheres que tenham assimetria entre as mamas também podem ser beneficiadas por esta cirurgia.
A técnica cirúrgica empregada depende fundamentalmente de uma discussão cuidadosa entre médico e paciente. Além do tipo de prótese de silicone, deve ser definida a loja anatômica – local onde ficará alojada a prótese nas mamas.
O implante de silicone nos seios pode ser colocado por via submamária (abaixo das mamas) ou pela aréola (periareolar), dependendo da indicação médica e da paciente. Em ambos os casos, a cicatriz será a mais discreta possível. O implante pode ser colocado tanto acima do músculo peitoral quanto abaixo, variando de acordo com a indicação médica e com as preferências da paciente. A cirurgia de implante de silicone nas mamas dura entre 1 a 3 horas.
Anestesia
A Prótese
As próteses de seios atuais são compostas de silicone médico gel altamente coesivo, que é uma norma da ANVISA. Ele representa uma evolução perante os modelos anteriores, pois não oferece risco de “espalhar” o silicone de dentro da prótese, mesmo em caso de ruptura ou perfuração externa.
Recuperação
Eu não utilizo pontos e sim cola cirúrgica na colocação de implante de silicone nos seios. A grande vantagem é que o paciente não precisa fazer curativo e nem retirar pontos, e sim apenas tomar banho com água e sabão. A cola cirúrgica solta sozinha em 21 dias de acordo com a cicatrização do paciente.
É normal que a paciente sinta desconforto e inchaço três primeiros dias de recuperação. Em 2 a 3 dias, o paciente já está liberado para as suas atividades cotidianas, desde que não pegue peso. Em 7 a 15 dias, em alguns casos o paciente já pode voltar a dirigir. Não se deve dormir de bruços ou de lado por pelo menos 45 dias.
As atividades físicas aeróbicas poderão ser retomadas em 30 dias. A musculação, ou seja, atividades com o uso de pesos para os braços só estão liberados em 2 a 3 meses. A mama ganha a sua forma definitiva em três meses.